Cartório Eleitoral de Pirassununga terá “Plantão da biometria” neste sábado, dia 11


O eleitor deve fazer agendamento na internet, para maior conforto.

O cidadão deve levar documento com identificação e comprovante de endereço - Foto: Toni Oliveira / Pirassununga ON

Veja também:
Todos os Cartórios e Postos de Atendimento da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo – inclusive o de Pirassununga – funcionarão em regime de plantão no próximo sábado, 11 de maio, das 8h às 13h. A ação visa estimular o comparecimento do eleitor e incrementar o cadastramento da biometria.
A biometria consiste na coleta de impressões digitais, foto e assinatura. Trata-se de um procedimento simples e rápido, que dura em torno de 15 minutos. Os eleitores serão atendidos das 8h às 13h, mediante agendamento ( Link ) prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).


Após o agendamento prévio o cidadão deve comparecer no cartório na Rua Joaquim Procópio de Araújo, 1947 no  Centro de Pirassununga  no horário de atendimento: das 09 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, ou no regime de plantão neste próximo sábado, 13,  das 8h às 13h, munidos com documentos de identificação (identidade ou carteira de trabalho), o título de eleitor e um comprovante de endereço. Para o cidadão do sexo masculino que for votar pela primeira vez e tiver 18 anos, devem levar também a carteira de reservista.
As unidades do Poupatempo com serviços eleitorais vão seguir o seu funcionamento normal no dia 13. O agendamento para esses locais é realizado no site do Poupatempo ( Link ). 
O cidadão tem até 19 de dezembro para realizar o cadastramento - Foto: Toni Oliveira / Pirassununga ON
Biometria obrigatória
Em 478 municípios paulistas, os eleitores estão convocados a fazer a biometria, em caráter obrigatório, e Pirassununga é um deles. Quem não fizer terá o título de eleitor cancelado. Essas cidades somam mais de 11,7 milhões de cidadãos aptos a votar, dos quais apenas 4,9 milhões já tiveram as impressões digitais coletadas pela Justiça Eleitoral (42,15%). Clique aqui para conferir a lista. Os prazos terminam entre agosto e dezembro de 2019.
O ritmo lento de coleta da biometria preocupa o TRE. No primeiro trimestre do ano, houve 250 mil atendimentos por mês, metade do número esperado. O receio é de concentração da demanda no final do período, uma vez que muitas pessoas deixam providências desse tipo para os últimos dias. Por isso, é importante o comparecimento o quanto antes.

Documentos necessários
Para ser atendido, o eleitor deve levar: documento oficial de identificação (RG, carteira de trabalho, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal, certidão de nascimento ou de casamento); comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenham nome e endereço e sejam recente,s com menos de três meses de emissão); e título eleitoral, caso o tenha.


Biometria
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.
Implantação no Estado
cadastramento biométrico iniciou-se em São Paulo no ano de 2010, no município de Nuporanga. Em 2015, foi estendido para todo o Estado, sem obrigatoriedade de comparecimento. No pleito de 2018, 100 cidades paulistas tiveram a identificação totalmente biométrica dos eleitores no momento do voto.Copyright © 2019, Toni Oliveira - Pirassununga ON. Todos os direitos reservados )  
Anuncie no Portal Pirassununga ON, o mais acessado da Cidade e região. 19 9 8294-5155 ( WhatsApp )


Postagem Anterior Próxima Postagem