SUS é alvo de vazamento com dados de 2,4 milhões de usuários

Imagem: Reprodução 
As informações de cerca de 2,4 milhões de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) foram expostas nesta quinta-feira (11). O vazamento envolve um banco de dados com nome, nome da mãe, endereço, CPF e data de nascimento de pessoas cadastradas no serviço.

A ação foi noticicada pelo UOL, que foi informado pelo autor do vazamento de que os dados seriam publicados em um site. Segundo a reportagem, o responsável teria alertado o Ministério da Saúde em março a respeito da falha de segurança, mas nenhuma providência teria sido tomada.



Ao substituir o trecho final pelos 11 dígitos do CPF, foi possível ter acesso aos dados. O autor do vazamento testou outras combinações válidas do documento e conseguiu ter acesso a uma quantidade significativa de dados.

A ação é reivindicada por Tr3v0r, que afirma ter reunido 205 milhões de dados pessoais que estavam em posse do SUS. Ele parece se referir a informações como nome e data de nascimento de uma pessoa como dados diferentes, o que leva a este número.
O Ministério da Saúde não retornou o contato do Tecnoblog até a publicação deste post. O texto será atualizado assim que o posicionamento oficial for enviado.


Postagem Anterior Próxima Postagem