União dos Caminhoneiros anuncia nova paralisação a partir do dia 9

Para evitar a medida, a entidade pede, entre outros pleitos, a dissolução da diretoria da ANTT
União dos Caminhoneiros diz que fará paralisação depois do feriado
A União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC) organiza uma paralisação no próximo dia 9/9 em todo o transporte rodoviário de cargas por tempo indeterminado. Em nota (veja abaixo), a entidade afirma que o governo federal não cumpriu compromisso assumido no último protesto referente à tabela de valores mínimos para o frete rodoviário e à divulgação dos pontos de fiscalização.


As medidas teriam de ser, de acordo com a categoria, tomadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). A mobilização de maio parou o país e causou uma das piores crises de desabastecimento em várias regiões e no Distrito Federal.
“A falta de fiscalização e atitudes práticas da parte do órgão fiscalizador tem trazido enormes prejuízos aos caminhoneiros autônomos do Brasil, o desrespeito descarado das empresas transportadoras que não estão obedecendo a lei”, diz o comunicado.
Para evitar a paralisação, a entidade pede, entre outros pleitos, a dissolução da diretoria da ANTT e o cumprimento imediato do acordo.
Diesel
A paralisação também foi marcada logo após a Petrobras anunciar, na sexta (31/8), que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) elevou o preço de referência para comercialização do diesel, reajustando o valor nas refinarias em cerca de 13%.

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), uma das responsáveis pelas negociações com o governo durante a mobilização de maio, solicitou audiência à Casa Civil para discutir o aumento. Também, em nota, a entidade informou entender “que, independentemente do aumento no preço internacional, o governo deve cumprir a Medida Provisória nº 838/2018 e manter a subvenção de R$ 0,46 do valor do diesel até o final do ano”.
PIB
A última greve dos caminhoneiros provocou caos e desabastecimento generalizado. A equipe econômica do governo estima que o movimento tenha causado perda de R$ 15,9 bilhões.
De acordo com dados do IBGE divulgados nessa sexta-feira, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 0,2% no segundo trimestre do ano, após alta de 0,4% no primeiro trimestre, refletindo a fraca atividade econômica no país.
Analistas do mercado apontam que a paralisação dos caminhoneiros, no fim de maio e início de junho, foi um dos fatores determinantes para o tímido resultado.
Pirassununga On, com agências de noticias 

Postagem Anterior Próxima Postagem