Jornal O Movimento

'Mulheres de Peito': carreta fará mamografias gratuitas em Leme até dia 24 de fevereiro

Carreta da Mamografia estará em Leme até o dia 24 de fevereiro. — Foto: Divulgação/governo de SP

Leme (SP) recebe a Carreta de Mamografia do Programa Estadual “Mulheres de Peito” a partir de quinta-feira (15) e até dia 24 de fevereiro, na Praça Manoel Leme (antiga FEPASA). A realização de exames gratuitos é para mulheres a partir de 35 anos. 

Publicidade

O serviço disponibiliza exames de mamografia gratuitamente para mulheres de 50 a 69 anos sem a necessidade de pedido médico ou agendamento. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem realizar o exame, desde que apresentem pedido médico do exame, RG e Cartão do SUS.

Serão distribuídas 25 senhas para atendimentos diários, mais os agendamentos feitos na Casa da Mulher. As mulheres podem ser atendidas de segunda à sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.

O objetivo do programa é incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Neste ano, do dia 2 até o dia 27 de janeiro, as carretas atenderam 1.901 pacientes.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou através do telefone (19) 3097-1000.

Sobre a Mamografia
Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raio X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja identificada qualquer alteração nas mamas.


Como todo exame, a mamografia tem sua importância na detecção de tumores cancerígenos em seus estágios iniciais, que dificilmente são detectados no autoexame. A percepção nos estágios iniciais é importante, pois os tratamentos podem ser inciados rapidamente, e os índices de cura são mais prováveis.

Publicidade

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

 Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook.

(É proibida a reprodução do conteúdo deste website em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do jornal O Movimento
Postagem Anterior Próxima Postagem