Jornal O Movimento

Retrospectiva 2023 do Aeroclube de Pirassununga

Foto: Divulgação/Aeroclube

Em 2023 o Aeroclube de Pirassununga completou 81 anos de atividades ininterruptas, formando aviadores e contribuindo como entidade de Função Social para a cidade de Pirassununga.

Os aviadores são treinados desde cedo a enfrentar condições adversas durante seus voos, atravessar turbulências faz parte das capacidades de um piloto. Foi o que aconteceu em 2023 com o Aeroclube, que mesmo passando por um momento de turbulência devido a fatores externos, atingiu marcas históricas e teve um de seus anos mais produtivos.

Como Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC) homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a missão principal do Aeroclube é a formação de pilotos e em 2023 o número de novos aviadores formados foi o maior na última década. Quatro alunos concluíram o curso prático de Piloto Privado (PP), dois foram formados no curso prático de Piloto Comercial (PC) e mais dois como Instrutores de Voo (INVA). O Aeroclube também finalizou duas turmas do curso teórico de Piloto Privado somando mais 15 alunos aptos para iniciar a parte prática da instrução. A escola fecha 2023 com 30 alunos matriculados nos diferentes cursos práticos oferecidos pela entidade e o maior número de horas voadas nos últimos 10 anos.

Foto: Divulgação/Aeroclube

Outra grande conquista de 2023 foi o sucesso do projeto “Levando a Aviação para Todos ", uma iniciativa em parceria com dois canais de aviação da região, a AFAC Aviação de Casa Branca e o MSHangar 51 de Pirassununga. Neste ano, mais de 300 crianças de escolas municipais, estaduais e particulares visitaram o Aeroclube e realizaram diversas atividades ligadas às áreas de aviação, ciência e tecnologia. Para 2024 o Aeroclube espera receber um número maior ainda de jovens, inclusive de escolas de outras cidades.

Os projetos sociais como o Aero Natal que aconteceu no dia 23/12 com a chegada do Papai Noel no Aeroclube e distribuição de doces e brinquedos para as crianças também marcaram as atividades de Função Social da instituição.

Foto: Divulgação/Aeroclube

O Aeroclube ainda participou de diversos eventos aéreos levando o nome de Pirassununga e da entidade para grandes festas da aviação no estado de São Paulo. O Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea, o Arraiá Aéreo, realizado pela Fundação Marcos Pontes em Bauru e o Bonanza Fly In em São Joaquim da Barra são alguns dos eventos dos quais a entidade participou em 2023. 

As metas para 2024 são ainda maiores, a realização de eventos diferentes trazendo novidades para a cidade, a reativação do departamento de Voo a Vela com cursos de piloto de planador e mais projetos sociais estão entre as prioridades para o ano que o Aeroclube de Pirassununga completará 82 anos de existência. 

Foto: Divulgação/Aeroclube

Continuar com o trabalho de conscientização da importância do Aeroporto da cidade como vetor de desenvolvimento também faz parte dos planos. Deve-se destacar que o número de aeronaves executivas que pousaram em Pirassununga também bateu recorde em 2023, demonstrando mais uma vez que a pista de um aeroporto é a porta de entrada mais importante de uma cidade.

Foto: Divulgação/Aeroclube

Para finalizar, a diretoria do Aeroclube agradece seus sócios, amigos e parceiros pelo apoio nas atividades e todos aqueles que de alguma forma contribuem, ajudam e torcem por esta instituição que é um patrimônio da cidade. Que nossos voos sejam mais altos em 2024!

 -Aeroclube de Pirassununga
Postagem Anterior Próxima Postagem