Jornal O Movimento

Bandidos aplicam golpes em comerciantes e empresários

Ligação de golpista com ameaças para exigir dinheiro — Foto: Reprodução/jornal O Movimento

Os golpes aplicados há muitos anos  com aqueles telefonemas aterrorizantes ganharam uma nova versão. 
 Estabelecimentos comerciais e  empresários em cidades do Estado de São Paulo têm sido contatados por telefone no que seria mais uma tentativa de estelionato. 

Nesta nova modalidade, golpistas ligam para determinado comércio ou  empresário e exigem, sob ameaças, quantias em dinheiro. Eles dizem que estão na região e exigindo transferências de valores via Pix. Assustada com a situação, a vítima geralmente acaba realizando o pagamento. 

Segundo recomendação  da SSP - Secretaria de Segurança Pública, ao receber uma ligação como esta, é importante que a vítima mantenha a calma e não faça as transações em dinheiro exigidas pelos criminosos.

Continua após a publicidade

É fundamental, de acordo com a polícia, ao suspeitar que está sendo vítima de um golpe, é importante procurar a PM, principalmente em casos de extorsão, quando há grave ameaça. E também a Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência (BO), seja pessoalmente ou por meio da Delegacia Eletrônica, para que o caso seja investigado.

 Por meio de nota ao jornal "O Movimento", a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que “ as ações das polícias, Civil e Militar, seguem intensificadas na região de Pirassununga e houve uma queda no número de roubos de 20,6%, nos onze meses de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. 

Leia a nota:

As ações das polícias, Civil e Militar, seguem intensificadas na região mencionada pela reportagem, bem como em todo o município de Pirassununga. Na região houve uma queda no número de roubos de 20,6%, nos onze meses de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. 

Neste mesmo período, 25 armas de fogo foram retiradas das ruas. Ressaltamos  a importância do registro de boletim de ocorrência, que também é uma ferramenta utilizada para o reorientamento do policiamento ostensivo, realizado pela Polícia Militar nas ruas, com base nos locais de maior incidência criminal.

A Secretária  também passou algumas dicas
  • Ao receberem esses tipos de ligação se mantenham calmos e encerrem a ligação de forma tranquila;
  • Não realizem nenhuma transação bancária solicitada;
  • Registrem o Boletim de Ocorrência e apresentem o número do telefone que tentou aplicar o golpe;
  • Não comentem sobre bens e valores com funcionários ou clientes;
  • Orientem funcionários para ficarem atentos à movimentação estranha e, se notarem a presença de pessoas em atitudes suspeitas, liguem para o 190 da PM;
  • Instalem equipamentos de segurança, de preferência que ofereçam cobertura interna e externa com capacidade de gravação.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook.

(É proibida a reprodução do conteúdo deste website em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do jornal O Movimento
Postagem Anterior Próxima Postagem