Jornal O Movimento

Pirassununga já registrou mais de 36 mil de raios somente em 2023

O fotógrafo Luis Fernando registrou o momento em que um raio atravessou o céu durante a chuva desta quinta-feira no Distrito de Cachoeira de Emas.  Foto:  Luís Fernando/FotografeOMovimento)

Estar posicionado praticamente no ‘caminho’ de tempestades que surgem na região  faz com que o Pirassununga seja uma das cidades com maior registro de descargas elétricas do estado. Entre os meses de janeiro e outubro, a incidência de raios registrou mais de 36 mil descargas. 

Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe). Segundo o Grupo, de janeiro a outubro de 2023, foram 36.213 raios na cidade. 

Continua após a publicidade

Os raios são descargas de grande intensidade que ocorrem pela atração de cargas elétricas opostas entre nuvens ou entre as nuvens e o solo. Neste segundo caso, um raio pode iniciar no solo e subir em direção à tempestade ou iniciar na tempestade e descer em direção à terra. 

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Brasil é o país com maior incidência de raios no planeta são 78 milhões de descargas por ano e a cada 50 mortes no mundo uma é no Brasil.

Cuidados dentro de casa durante tempestade

  • Evitar o uso de aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets, ferro elétrico etc.; 
  • Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; 
  • Evitar consertos de instalações elétricas; 
  • Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar. 

Cuidados fora de casa durante tempestade 

Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook.

(É proibida a reprodução do conteúdo deste website em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do jornal O Movimento


Postagem Anterior Próxima Postagem