Jornal O Movimento

Pirassununga alcança segundo lugar como a cidade mais segura no Estado

Vista aérea do parque Municipal Temístocles Marrocos Leite  em Pirassununga. © fer_drone/Instagram

Dados do Instituto Sou da Paz, referentes ao ano de 2022, colocam Pirassununga como uma das mais seguras do Estado de São Paulo. A cidade está entre as 10 cidades com menor registro de crimes como roubos, estupros e homicídios.

O estudo, baseado no IECV (Índice de Exposição aos Crimes Violentos), utiliza números fornecidos pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado. Segundo o IECV, que engloba 136 municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes, Pirassununga se destaca, ocupando a 2ª posição no ranking.

Os indicadores avaliam seis tipos de registros, categorizados em homicídio doloso, latrocínio, estupro, roubos gerais, roubos a veículos e roubos de cargas. O índice, que varia de zero a 100, com zero indicando menor exposição aos crimes violentos, apresentou uma média geral de 8,61.

Continua após a publicidade

De acordo com especialistas em segurança consultados pelo jornal "O Movimento", o destaque para a cidade reforça a eficácia das medidas adotadas pelo município, Estado e federação em conjunto, além da integração bem-sucedida entre as polícias civil e militar e a guarda municipal.

O estudo constatou que a exposição aos crimes violentos aumentou na maioria dos municípios paulistas entre 2021 e 2022, com um crescimento uniforme nos crimes de natureza sexual em todo o Estado.

Carolina Ricardo, diretora do Instituto Sou da Paz, ressalta que o IECV não apenas contribui para a gestão pública, chamando a atenção para os desafios da segurança, mas também fornece informações valiosas para candidatos às eleições municipais, orientando propostas eficazes para lidar com crimes violentos.

Confira a lista das 10 cidades mais seguras do Estado de São Paulo, de acordo com o IECV:
  • 1. Capivari – 1,71
  • 2. Pirassununga – 2,26
  • 3. Nova Odessa – 2,95
  • 4. Porto Ferreira – 3,26
  • 5. Piracicaba – 3,44
  • 6. Santa Bárbara – 3,57
  • 7. Bragança Paulista – 3,91
  • 8. Americana – 4,05
  • 9. Monte Alto – 4,18
  • 10. Pontal – 4,19
O IECV, lançado pelo Instituto Sou da Paz em 2018, visa avaliar abrangentemente a violência e segurança pública em São Paulo.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook.

(É proibida a reprodução do conteúdo deste website em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do jornal O Movimento
Postagem Anterior Próxima Postagem