Jornal O Movimento

Como ver a chuva de meteoros Geminídeas amanhã e na sexta

Chuva de meteoros Geminídeas — Foto: Climatempo

A principal e última chuva de meteoros do ano, que começou no início de dezembro e vai ter seu pico entre os dias 14 e 15, vai poder ser observada em todo o país. O fenômenos vai poder ser visto a olho nu dependendo das condições climáticas do local.

A visualização da chuva de meteoros Geminídeas no Sudeste começa por volta das 23h desta quinta-feira (14).  Neste fenômeno, os meteoros adentram a atmosfera terrestre a uma velocidade de 260 mil km/h, deixando um rastro brilhante no céu, semelhante a uma chuva de estrelas cadentes.

Esta é uma das chuvas de meteoros com a maior taxa de ocorrência por hora. A visibilidade do fenômeno a olho nu dependerá das condições climáticas da região.

Os Gemínideos começaram a aparecer em meados do século XIX, e as primeiras chuvas tiveram cerca de 10 a 20 meteoros vistos por hora.

Mas o fenômeno cresceu e se tornou uma das maiores chuvas do ano. Durante seu pico, 120 meteoros podem ser vistos por hora em “condições perfeitas”, conforme informações da Nasa.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook.

(É proibida a reprodução do conteúdo deste website em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do jornal O Movimento

Postagem Anterior Próxima Postagem