Jornal O Movimento

Prepare o bolso: IPVA 2024 ficará mais caro em SP? Entenda!

(© Istockphoto)

Motoristas do estado de São Paulo podem se preparar porque o IPVA 2024 deve aumentar no estado. Caso sejam mantidas as alíquotas atuais do tributo, ele deve ficar, em média, um pouco mais caro.

Entre setembro de 2022 e de 2023, o preço médio de veículos usados e seminovos apresentou alta de 4,69%, de acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Todos os anos, este período é usado como referência para gerar a tabela de valores venais de veículos que serve como base do cálculo do IPVA do ano seguinte. que serve como base do cálculo do IPVA do ano seguinte. 

Continua após a publicidade

Apesar deste percentual ser apenas uma prévia, a tabela oficial com os valores venais ainda deverá ser divulgada pela secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo de São Paulo em dezembro, juntamente com o calendário.

Por esta ser uma média, poderá haver carros com queda no valor venal e outros com alta no preço.

Se o aumento do IPVA 2024 em São Paulo for confirmado, essa seria a terceira alta consecutiva nos valores venais de veículos no estado. Em 2023, o preço médio dos veículos para cálculo do IPVA subiu 10,77%. Já em 2022, a alta foi ainda mais expressiva, de 22,54%, reflexo da disparada nos preços durante a pandemia de covid-19.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook.

(É proibida a reprodução do conteúdo deste website em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do jornal O Movimento
Postagem Anterior Próxima Postagem