Jornal O Movimento

Escolas estaduais terão mais aulas de Língua Portuguesa e Matemática; entenda a mudança

Foto: Milton Michida/A2 Fotografia/ Portal Governo de SP

O governo de São Paulo divulgou nesta sexta-feira (17) as mudanças previstas no novo currículo das escolas da rede paulista. As alterações entram em vigor em 2024.

No Ensino Médio, os itinerários formativos, que compreendem as áreas de conhecimento às quais os estudantes podem escolher, foram reduzidas de 12 para 3, e passam a ser:
  • Exatas, ciências da Natureza e Linguagens
  • Ciências humanas
  • Ensino Médio Técnico
A alteração amplia as aulas de português e matemática e reduz a carga horária de artes, filosofia, sociologia e robótica. Também prevê eliminar as matérias eletivas.

Segundo a Secretaria da Educação, a mudança tem como objetivo diminuir defasagens educacionais e preparar os estudantes para o vestibular. Também será incluída no currículo a disciplina de educação financeira para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, os estudantes passarão a ter duas aulas semanais de orientação de estudos "também com o objetivo de recuperar defasagens."

O estado também vai começar a oferecer aulas de educação financeira nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Por que o Ensino Médio mudou de novo?
O Novo Ensino Médio, apresentado em 2016 pelo governo de Michel Temer por medida provisória, dividiu a carga horária em duas partes: uma obrigatória, chamada Formação Geral Básica, com 60% da carga horária total dos três anos dessa etapa, e outra chamada de Itinerários Formativos, ou seja, uma formação específica que cada estudante poderia escolher, a partir de opções oferecidas pelas escolas.

E cada estado poderia definir como oferecer essas disciplinas.
São Paulo foi uma das primeiras redes estaduais a aprovar um currículo de itinerários formativos e implementar o projeto a partir de 2021, ampliando a carga horária da parte optativa ao longo da etapa e oferecendo 11 itinerários formativos mesclando áreas do conhecimento, além de um itinerário de ensino técnico com 12 opções de cursos diferentes.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook.

(É proibida a reprodução do conteúdo deste website em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do jornal O Movimento)

Postagem Anterior Próxima Postagem