Jornal O Movimento

Black Friday: saiba quais são as regras para troca de produtos

Vendedores precisam estar atentos aos casos de troca e reembolso obrigatórios na Black Friday — Foto: Freepik

Ainda que a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24), seja um período em que os consumidores estejam ávidos por fazer compras com promoções e descontos, é importante se atentar a um fator interessante na hora da aquisição: as condições de troca. Afinal, quando um produto não apresenta nenhum defeito, o cliente só tem direito à troca se a política interna da loja permitir a prática.

Porém, em caso de produto com defeito, o Código de Defesa do Consumidor afirma que o consumidor tem direito a troca se ele não for reparado dentro de um prazo de 30 dias. Além da troca, o consumidor ainda pode optar pela devolução integral do valor pago ou pelo abatimento proporcional do preço. 

Continua após a publicidade

Porém, se for um produto de categoria essencial, como fogão ou geladeira, que apresenta defeito, o cliente não é obrigado a esperar 30 dias pelo reparo. Neste caso, assim que o problema for identificado, o fornecedor já deve trocar ou devolver o pagamento. 

Caso um cliente não goste de um produto adquirido em uma loja física, não há obrigação legal de efetuar a troca.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook.

(É proibida a reprodução do conteúdo deste website em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do jornal O Movimento

Postagem Anterior Próxima Postagem