Jornal O Movimento

Eclipse anular do Sol acontece neste sábado; Saiba como observar

Eclipse lunar acontecerá neste sábado (14) © Marek Okon/Unsplash

Neste sábado (14), o dia vai virar noite em parte do Brasil – incluindo a região de Pirassununga, SP.
  A Lua vai encobrir o Sol e, de todo o País, será possível ver esse fenômeno – na maioria do território, porém, de forma parcial.

Nove Estados do Norte e do Nordeste poderão ver o eclipse em seu modo anular, que será o mais completo. O eclipse anular acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.

Publicidade

Segundo o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o eclipse deve chegar ao Brasil por volta das 15 horas e seguirá até o pôr-do-sol, por volta das 18 horas (de Brasília). No Estado de São Paulo, o eclipse deve começar às 15h40, terá seu auge às 16h49 e vai terminar às 17h50.

Porém, em parceria com entidades estrangeiras, o Observatório vai transmitir o fenômeno pelo YouTube (clique aqui) durante toda sua ocorrência, mesmo em outros países, a partir das 11h30.

Pode acompanhar o eclipse a olho nu?
Não, já que segundo os especialistas, expor seus olhos sem a proteção adequada durante o eclipse, pode causar queimaduras na retina.

Fenômeno
Este fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, criando-se um "anel de fogo" no céu, já que Lua não cobre o Sol por completo. Os especialistas afirmam que os eclipses solares não são eventos raros, mas chama atenção de quem gosta de astronomia.

Observado novamente
O fenômeno só poderá ser observado novamente em 2045, conforme o membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, Lauriston Trindade. Ele explicou ainda que existem três tipos de eclipses do sol: parcial, total e o anular.

(É proibida a reprodução do conteúdo deste website em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do jornal O Movimento)

Jornal O Movimento desde 1934  trazendo sempre o melhor conteúdo para você.  Quer saber mais sobre Notícias de Pirassununga e Região? Clique aqui
Postagem Anterior Próxima Postagem