Jornal O Movimento

Horário de verão volta ou não este ano? Entenda

Especialistas entendem que mudanças no padrão de consumo de energia e dos avanços tecnológicos fazem a medida ser desnecessária. 

© Freepik

Suspenso desde 2019, o horário de verão pode não voltar em 2023. Isso porque a área técnica do Ministério de Minas e Energia informou que avalia não ser necessário retomar com a medida por enquanto, seguindo dados estudados pela pasta. 

Criado para aproveitar a iluminação natural durante o verão — quando os dias são mais longos e as noites são mais curtas —, o horário de verão consiste em adiantar o relógio em uma hora nos estados do sul, sudeste e centro-oeste. Dessa forma, há economia de energia e redução do risco de apagões.

Publicidade


Os níveis dos reservatórios das hidrelétricas devem chegar ao fim deste mês acima de 70% no sudeste, centro-oeste, nordeste e norte, de acordo com os dados mais recentes do Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS). A avaliação, portanto, é que a situação atual dos reservatórios e a oferta de fontes renováveis são suficientes para garantir o fornecimento de energia, sem necessidade de adotar o horário de verão. 

Suspensão
Em 2019, no governo presidente Jair Bolsonaro (PL), o horário de verão foi suspenso. A medida já era avaliada no governo de Michel Temer (MDB ).

A suspensão do horário de verão resistiu inclusive à crise hídrica de 2021. Na época, o governo chegou a estudar a retomada da política, solicitando um parecer do ONS.

Horário
O horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931, no governo de Getúlio Vargas. Porém, só passou a ser adotado com constância a partir de 1985.

A medida foi criada para aproveitar a iluminação natural durante o verão, quando os dias são mais longos e as noites mais curtas. Dessa forma, há economia de energia e redução do risco de apagões.

Jornal O Movimento desde 1934  trazendo sempre o melhor conteúdo para você.  Quer saber mais sobre Notícias de Pirassununga e Região? Clique aqui

É proibida a reprodução do conteúdo ou de qualquer imagem sem prévia autorização. 


Postagem Anterior Próxima Postagem