Jornal O Movimento

Alerta vermelho! Pico da onda de calor em Pirassununga será no fim de semana; veja a previsão

 (Foto: Luís Fernando/FotografeOMovimento)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aumentou o alerta de intensidade da onda de calor prevista para afetar o estado de São Paulo até domingo (24). Agora, o nível do alerta é vermelho e o estado de São Paulo está sob o aviso de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média – lembrando que ainda estamos no Inverno. O alerta é válido até as 18h do próximo domingo.

De acordo com a Climatempo, na região de Pirassununga, a temperatura máxima deve atingir os 40ºC – a sensação térmica deve ultrapassar os 40ºCAs condições meteorológicas se mantêm amanhã (22), quando a máxima fica em 36°C. A mínima de sexta-feira é de 19°C, segundo a Climatempo.

No fim de semana, com a chegada da primavera, as temperaturas sobem um pouco mais, atingindo 37°C no sábado (23), 38°C no domingo (24). A próxima semana deve chegar com 39°C na segunda-feira (25).

© Inmet

Mas o que significa o alerta vermelho?
Segundo o Inmet, o alerta vermelho, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. Antes do alerta vermelho, estava em vigor um aviso meteorológico de nível laranja (que significa perigo).

Mas qual é a causa do calorão?
Segundo a Defesa Civil, o aumento expressivo nas temperaturas está sendo causado pela atuação de uma forte massa de ar quente e seca sobre São Paulo. Além disso, há a influência de um sistema de alta pressão, que ajuda a formar um bloqueio atmosférico.

Segundo a previsão, o calorão previsto no domingo, dia do ápice da onda de calor, ocorre antes da chegada de uma nova frente fria, porém por conta desse bloqueio, a frente fira será ser desviada para o oceano. Com isso, o calor deve seguir na próxima semana.

Postagem Anterior Próxima Postagem