Jornal O Movimento

Governo de SP faz parceria com Senai para Novo Ensino Médio

 
Alunos de escolas estaduais poderão optar por estudar em unidades do Senai ao escolher itinerário técnico no Ensino Médio de SP. Foto: Divulgação/SENAI-SP

O governo de São Paulo fez uma parceria com o Senai para oferecer aulas do itinerário técnico do Novo Ensino Médio nas unidades da instituição. 
Segundo a Secretaria da Educação, os alunos da rede estadual poderão estudar em uma das 33 escolas do Senai vinculadas à parceria.

Serão ofertadas 23 opções de cursos, em áreas como Mecatrônica, Farmácia e Desenvolvimento de Sistemas. Apesar da variedade de formações, o projeto piloto será limitado a 56 turmas.

Os alunos que escolherem pela formação técnica no Senai terão três dias de aula nas escolas estaduais e dois dias nas unidades da instituição. O turno de aulas no Senai será de tempo integral, entre 7h30 e 16h30, mesmo para quem estuda em escolas estaduais de jornada parcial.

Publicidade

Para escolher a formação técnica, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio devem manifestar interesse na área durante a escolha de itinerários no site da Secretaria Escolar Digital.

As opções de cursos disponíveis podem variar de acordo com o endereço do aluno e a escola estadual parceira.

Além do ensino técnico no Senai, a Secretaria da Educação também vai oferecer 11 cursos técnicos nas próprias escolas estaduais em parceria com o Centro Paula Souza.

São eles: administração, agronegócio, educação básica, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, hotelaria e eventos, vendas, enfermagem e logística.

Atualmente existem 671 turmas em parceria com o Paula Souza, que é uma autarquia do governo estadual, e a previsão é que sejam abertas 130 novas turmas em 2024.

Os alunos que não quiserem a formação técnica podem optar pelos itinerários das chamadas “áreas dos conhecimentos”, divididos em Linguagens e Ciências Humanas e Sociais, e Ciências da Natureza e Matemática.

O prazo para os estudantes escolherem a formação de preferência e em quais escolas preferem estudar termina no dia 15 de setembro. Depois deste período, a Secretaria fará a divisão dos estudantes priorizando as preferências sinalizadas.

Jornal O Movimento trazendo sempre o melhor conteúdo para você.  Quer saber mais sobre Notícias de Pirassununga e Região? Clique aqui

É proibida a reprodução do conteúdo ou de qualquer imagem sem prévia autorização. 

Postagem Anterior Próxima Postagem