Jornal O Movimento

Estado de São Paulo registra primeiro foco de gripe aviária H5N1

O Ministério da Agricultura confirmou o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no estado de São Paulo. Crédito: Divulgação/Shutterstock

O governo do Brasil confirmou nesta segunda-feira (5) o primeiro foco da gripe aviária H5N1 no litoral norte de São Paulo, o quarto estado a registrar casos da doença.
O animal silvestre da espécie Thalasseus Maximus, popularmente conhecida como trinta-réis-real, foi encontrado no município de Ubatuba.

"Até o momento, foram confirmados 24 focos com aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo", destacou um comunicado do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). 

Publicidade

No entanto, destaca o ministério em comunicado, o Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de livre de influenza aviária, exportando seus produtos para consumo de forma segura. O consumo de carne e ovos se mantém seguro no País.

O Ministério da Agricultura reitera que a população evite contato com aves doentes ou mortas. Caso encontrem aves doentes em sua região, pede-se que acionem o serviço veterinário local", disse a nota.

Jornal O Movimento trazendo sempre o melhor conteúdo para você.  Quer saber mais sobre Notícias de Pirassununga e Região? Clique aqui

É proibida a reprodução do conteúdo ou de qualquer imagem sem prévia autorização. 

Postagem Anterior Próxima Postagem