Jornal O Movimento

5G: Quatro cidades da região de Pirassununga passam a ter o sinal liberado; veja quais

Antena 5G instalada - A rede será o próximo passo evolutivo dado pelas redes de comunicação móvel.  Foto: Guilherme Martimon/Mapa

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)  liberou  na  terça-feira (30) a faixa de 3,5 GHz para operadoras implementarem o 5G em quatro  municípios da região. 
O município de Pirassununga  ainda não foi contemplado com essa tecnologia móvel.  

Na região, as cidades contempladas são: Analândia, Santa Cruz da Conceição, Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro.  A partir de agora, as cidades  já podem iniciar a implementação de infraestrutura para rodas o 5G.

No entanto, a liberação não significa oferta imediata do serviço, já que a disponibilidade depende das operadoras que prestam o serviço. Isso porque as empresas de telecomunicações que venceram o leilão do 5G têm um cronograma a cumprir, e ele ainda não obriga a instalação de antenas nessas localidades. 

Publicidade

O que é 5G?
O 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio. Sua missão é elevar, e muito, as potencialidades da rede atual, conhecida como 4G, alçando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos.

Em resumo, as redes 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.

As redes da 4ª geração, utilizadas atualmente em algumas regiões do Brasil, são capazes de entregar uma velocidade média de conexão de, aproximadamente, 33 Mbps. Estima-se que o 5G será capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps.

Publicidade


Jornal O Movimento trazendo sempre o melhor conteúdo para você.  Quer saber mais sobre Notícias de Pirassununga e Região? Clique aqui

É proibida a reprodução do conteúdo ou de qualquer imagem sem prévia autorização. 


Postagem Anterior Próxima Postagem