Jornal O Movimento

Inscrições para o Encceja 2023 vão até sexta-feira: veja como fazer

Imagem: Reprodução/Inep

Terminam na próxima sexta-feira (02/06) as inscrições para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
Com inscrição gratuita, a avaliação é destinada àqueles que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade habitual. Para participar, basta acessar este link.  As provas serão aplicadas no dia 27 de agosto.


Quem poderá se inscrever?
O Encceja é voltado para pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio na idade apropriada.

Ensino Fundamental: pelo menos 15 anos completos até o dia da prova.
Ensino Médio: pelo menos 18 anos completos até o dia da prova.

Cronograma Encceja 2023
• Inscrição: 22 de maio a 2 de junho;
• Solicitação para atendimento especializado: 22 de maio a 2 de junho;
• Solicitação para tratamento pelo nome social: 22 de maio a 2 de junho;
• Resultado das solicitações: 12 de junho;
• Prazo de recurso das solicitações: 12 a 16 de junho;
• Divulgação do resultado do recurso: 19 de junho;
• Aplicação Encceja 2023 - ensino fundamental e médio: 27 de agosto.

Os inscritos na edição do Encceja 2022 que não justificaram a ausência ou tiveram a solicitação de justificativa reprovada deverão ressarcir o valor de R$ 40 para participar do exame de 2023. O boleto, gerado pela página do Encceja Nacional, poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica até o dia 9 de junho.

Publicidade

Atendimentos
O exame contará com recursos de acessibilidade e tratamento pelo nome social. Se for o caso, o participante deverá fazer a solicitação no ato da inscrição e enviar os documentos legíveis que comprovem a necessidade. Na edição de 2023, o Encceja vai contar com Cartão-Resposta ampliado e correção diferenciada da redação de participantes com transtorno do espectro autista (autismo). Mais informações podem ser consultadas no Edital Encceja 2023.

O que é o Encceja
O Encceja é uma prova voltada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Para participar, basta obedecer aos critérios de idade (no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Médio).

Publicidade


Jornal O Movimento trazendo sempre o melhor conteúdo para você.  Quer saber mais sobre Notícias de Pirassununga e Região? Clique aqui

É proibida a reprodução do conteúdo ou de qualquer imagem sem prévia autorização. 

Postagem Anterior Próxima Postagem