Jornal O Movimento

Estado de São Paulo inicia emissão do "RG do autista"’, veja como solicitar

Emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é gratuita. © Divulgação/Ciptea

A carteirinha de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já pode ser emitida no estado de São Paulo.
A versão paulista do documento foi lançada em abril  pelo 
governador Tarcísio de Freitas, com um plano para ampliar serviços de atendimento no estado.

Seja assinante da página do jornal "O Movimento"

É possível fazer a solicitação de forma online pelo site e imprimir em casa. A carteira facilita a identificação da pessoa com o transtorno e promete tornar mais rápido o atendimento em serviços de saúde, educação e assistência social.

Veja como fazer
Para ter a carteirinha, é preciso apresentar o laudo médico e acessar ciptea.sp.gov.br. Lá, é feito o cadastro com dados pessoais e apresentado o laudo médico e foto. A secretaria avalia e, após aprovado, o pedido permite o download do documento oficial para impressão em casa.

A Ciptea tem validade de cinco anos, mas a família deve manter atualizados os dados cadastrais. Ao ser renovada, o número de identificação deve ser mantido.

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) Foto: Divulgação/Prodesp

Diagnóstico de autismo
O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por uma alteração no desenvolvimento cerebral que causa mudanças na comunicação social e comportamentos repetitivos e estereotipados.

Para quem vive com o quadro, alterações sensoriais, como o incômodo extremo com certos barulhos ou texturas, e um repertório específico de interesses - chamado também de hiperfoco - costumam ser comuns.

Acredita-se também que as causas do TEA sejam multifatoriais, envolvendo desde a genética ao contexto social. Por conta da complexidade, qualquer pista sobre o autismo vindo da ciência representa um passo que pode ajudar no diagnóstico e nos cuidados precoces.

Publicidade

Jornal O Movimento trazendo sempre o melhor conteúdo para você.  Quer saber mais sobre Notícias de Pirassununga e Região? Clique aqui

É proibida a reprodução do conteúdo ou de qualquer imagem sem prévia autorização. 


Postagem Anterior Próxima Postagem