Jornal O Movimento

Unidades de saúde de Pirassununga são alvo de fiscalização pelo Tribunal de Contas

Mofos nas paredes, armazenamento de remédios no chão e medicamentos vencidos, segundo fiscalização do TCE-SP.  Fotos: Divulgação/TCE-SP

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) realizou uma fiscalização surpresa em três USFs (Unidades de Saúde da Família) de Pirassununga, SP, na última quinta-feira (30).  
Os relatórios das três unidades foram enviados pelo TCE, com exclusividade ao jornal "O Movimento".

O alvo foram as unidades de saúde, USF (Unidade de Saúde da Família) Ana Paula Ferrari, USF (Unidade de Saúde da Família) Dr Joao Antônio Del Nero  e USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Laranjeiras ,  que estão com problemas de gestão e irregularidades estruturais.

Na ação, foram identificadas  medicamento vencidos,  remédios  armazenados no chão, falta de medicamentos (diabetes, hipertensão arterial e antibióticos), infiltrações nas paredes e teto, instalações inadequadas, desfibrilador  sem certificado de calibração, banheiro de deficiente utilizado como depósito, e, entre outras irregularidades que consta nos três relatórios do TCE.

Na USF (Unidade de Saúde da Família) Dr Joao Antônio Del Nero, foi constatado pelo Contas do Estado de São Paulo (TCE),  desvio de função de agentes comunitárias. Segundo o TCE, os agentes estão substituindo o faxineiro que estava em férias e, eles estão realizando às tarefas da faxina  às sextas-feiras. 

O jornal " Movimento" entrou em contato com o secretário de saúde do município, Júlio Cesar Toso, em nota, disse que ainda não foi notificada oficialmente pelo TCE. "Assim que notificado, o município tomará as as medida administrativas necessárias, de acordo com os apontamentos", informou o secretário.

O espaço segue aberto para o secretário de saúde do município e o texto será atualizado.

Banheiro de deficiente  da USF do Jardim Laranjeiras , é utilizado como estoque, segundo fiscalização do TCE-SP. Foto: TCE/Divulgação
Remédios vencidos na USF do Jardim Laranjeiras, segundo fiscalização do TCE-SP. Foto: TCE/Divulgação

Remédios armazenados no chão na USF Ana Paula Ferrari, segundo fiscalização do TCE-SP. Foto: TCE/Divulgação
USF (Unidade de Saúde da Família) Dr Joao Antonio Del Nero apresenta mofos e rachaduras em vários ambientes, segundo fiscalização do TCE-SP. Foto: TCE/Divulgação

Postagem Anterior Próxima Postagem