Jornal O Movimento

Região registra mais de 300 colisões contra postes de energia em 2023

Jovem derrubou poste após cochilar no volante em Pirassununga em 2018. Foto: João Souza/Arquivo Pessoal/O Movimento

Foram mais de 300 acidentes de trânsito com postes de energia em 2023 na área de atuação da concessionária Elektro.
A empresa registrou alta de 10% nesse tipo de acidente em toda área de concessão. 

Em Pirassununga foram quatro registros no período de janeiro a março de 2022 e até o momento dois casos em 2023. Os dados são dos primeiros três meses do ano. Em toda área da empresa, foram 364 colisões.

"Acidentes que envolvem colisões contra postes da rede de distribuição normalmente resultam em ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Cada ocorrência dessas demanda intervenções que incluem substituições de postes, reconstruções de redes de distribuição e restabelecimentos da energia."

Ainda conforme a concessionária, dependendo da gravidade do acidente, as equipes da empresa ainda precisam esperar a realização dos trabalhos da perícia policial para começar a manutenção, quando necessário.

Continua após a publicidade

"Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes contra postes podem amargar prejuízos financeiros. Nos casos em que a distribuidora identifica o culpado legal, este deve arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária."

A substituição de um poste pode variar, dependendo do modelo, entre R$ 3 mil e R$ 5 mil. Essa diferença leva em consideração os equipamentos instalados tanto pela distribuidora de energia como pelas empresas que ocupam a estrutura.

Um poste com iluminação pública simples tem menor valor que aquele que sustenta um transformador de energia e equipamentos de telecomunicação.

Trânsito seguro

A Elektro elencou uma série de recomendações para que os motoristas dirijam com segurança e para que acidentes, de qualquer tipo, sejam evitados. Confira:

  • Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
  • Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
  • Quando estiver dirigindo, cuidado com o farol alto. Você pode ofuscar a visão do motorista na via de sentido oposto;
  • Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;
  • Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;
  • Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;
  • Em caso de manobras, sinalize para os pedestres e os demais motoristas;
  • Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;
  • Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;
  • Em caso de acidente com poste, se houver queda de cabos, o motorista do veículo deve acionar o serviço de atendimento à emergência e permanecer dentro do carro. Em nenhuma hipótese deve tocar a parte externa do veículo.

Postagem Anterior Próxima Postagem