Jornal O Movimento

Pomadas capilares poderão voltar ao mercado; veja produtos autorizados

 

Os produtos liberados são aqueles que possuem em sua composição concentração menor que 20% do ingrediente Ceteareth-20, que não tiveram relatos de eventos adversos graves e cujos processos de regularização não tenham sido cancelados pela Agência. © Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) definiu na segunda (20) uma lista de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos autorizadas a retornar ao mercado, após proibição em fevereiro por eventos relacionados a intoxicação ocular.

A maioria dos produtos que causaram efeitos adversos aos olhos apresenta altas concentrações da substância Ceteareth-20, utilizado em formulações cosméticas como agente emulsionante. Produtos que possuem essa substância abaixo da concentração de 20% em suas fórmulas agora podem ser novamente comercializados.

Do total de 2.500 produtos regularizados no início, existem atualmente cerca de 930 em condições de voltar às prateleiras. ( Confira a lista LINK )

A interdição cautelar das pomadas afetou as trancistas brasileiras, que precisaram adaptar seus trabalhos. O produto ajuda a dar definição às tranças, deixando os fios de cabelos presos e alinhados.

Postagem Anterior Próxima Postagem