Jornal O Movimento

Fim do ‘gatonet’? Anatel inicia bloqueio remoto de TV Box pirata

A Anatel já iniciou o bloqueio e diz que clientes já reclamam. © Getty imagens

 Como esperado, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) já começou a operação de bloqueio que promete dificultar a prática ilegal do gatonet no Brasil. Algumas “caixinhas” de TV inclusive já estão parando de funcionar.

  • A agência confirmou nesta sexta-feira (3) que começou a desativar aparelhos piratas remotamente.
  • Os dispositivos eram usados para roubar sinal de TV paga e até acessar plataformas de streaming.
  • Vários clientes já estão sentindo o impacto, informou em entrevista ao Uol o superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius.

A Anatel estima que até 7 milhões de aparelhos ilegais estejam ativos no Brasil, todos não homologados, ou seja, que chegam ao mercado sem qualquer certificação e não passam por testes de qualidade e segurança. O número de usuários, no entanto, é bem maior que isso.

A projeção que pelo menos 20 milhões de brasileiros consumam conteúdo por meio de TV Box pirata. A agência optou por não informar o número exato ou os modelos dos aparelhos bloqueados. No entanto, os fiscalizadores notaram que algumas pessoas já postaram em fóruns dedicados à pirataria que foram alvo do bloqueio.

‘Anatel, meu TV Box parou de funcionar’

A agência não informa o número de aparelhos bloqueados nem o modelo do aparelho. Tercius comenta, porém, que já há pessoas admitindo o golpe em fóruns na internet dedicados à pirataria. Na mesma linha, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse a jornalistas no MWC, maior evento de tecnologia móvel do mundo, que tem gente ligando para a agência reclamando que a TV Box parou de funcionar.

Mais segurança nas redes

A ação, segundo a Anatel, também foi adotada para outro fim: garantir a seguranças das redes domésticas de internet. A agência afirma que dispositivos de TV Box pirata podem ser usados por criminosos para roubo de dados de todos os aparelhos conectados na mesma rede.

Como são feitos os bloqueios?

  • Um grupo de técnicos da Anatel está recebendo denúncias de grandes redes de aparelhos associados a distribuição ilegal de sinal.
  • Em seguida, as operadoras de internet são acionadas para realizar o bloqueio desses aparelhos usando o endereço de IP.
  • Dessa maneira, o acesso direto das “caixinhas” aos servidores que distribuem sinal de TV paga fica bloqueado.
  • Dez servidores da agência vão trabalhar 24 horas para identificar endereços de IP que esses aparelhos usam para se conectar.


Postagem Anterior Próxima Postagem