Jornal O Movimento

Ciclone bomba poderá causar dano no litoral de São Paulo; entenda

Fenômeno vem acompanhado de uma nova frente fria que deve derrubar as temperaturas; previsão é de fortes ventos, chuva e mar agitado em toda a costa paulista.  Foto: Pixabay/Canva 

A previsão do tempo para o final de semana indica ventania e grande subida do mar no litoral de São Paulo, caracterizada pelo fenômeno "ciclone bomba".
Segundo especialistas, esse termo é usado para descrever um evento meteorológico conhecido como ciclogênese explosiva. 

De acordo com o Climatempo, o evento ocorre quando há uma queda rápida na pressão atmosférica em um curto período de tempo, geralmente em torno de 24 horas, causando ventos fortes e precipitações intensas. 

Embora seja popular, esse termo não é adotado pela comunidade científica. Ele se popularizou na mídia para descrever alguns ciclones bomba particularmente intensos que ocorreram em determinadas regiões, como nos Estados Unidos e no Sul do Brasil. 

É importante ressaltar que os ciclones bomba não são incomuns, especialmente nos meses de inverno em algumas áreas do mundo, e embora possam ser perigosos, são um fenômeno meteorológico natural e normal. 

Além disso, o fenômeno traz um alerta aos moradores do litoral. Devido à potência "explosiva", são previstos danos materiais e, por isso, todo cuidado é recomendado. 
Postagem Anterior Próxima Postagem