Jornal O Movimento

Vai sair neste Carnaval? Cuidado com o golpe do pagamento por aproximação

© Getty imagens

O Carnaval se aproxima e é comum que as pessoas saiam às ruas para festejar.
Contudo, com os constantes golpes envolvendo cartões de crédito e pagamento por aproximação cada vez mais comuns, é preciso ficar atento. 

De fato, pagar por aproximação facilitou muito a vida dos brasileiros, isso porque não há necessidade de digitar a senha do cartão, o que traz agilidade e praticidade no dia a dia. Mas esse recurso também facilitou a vida dos criminosos que usam as maquininhas com valores que eles escolhem para passar perto das pessoas e debitar quantias sem que a vítima perceba. 

Esse golpe é ainda mais usado em festas como o Carnaval, já que há um grande número de pessoas nas ruas. Assim, com tanta gente ao redor, fica difícil identificar o criminoso e muitas vítimas só percebem o ocorrido muito tempo depois. 

O que dizem os especialistas?
Apesar desse tipo de golpe ser possível, de acordo com Cássia Pinheiro, head de operações da plataforma Adyen, é improvável. Isso porque para ela o criminoso precisa ficar ao menos alguns segundos parado ao lado da vítima, o que pode levantar suspeitas.

Além disso, o cartão teria que ficar no bolso ou em um lugar que fosse possível essa aproximação. Ou seja, se ele estiver bem guardado em uma bolsa, carteira ou pochete, o golpe é pouco provável.  

Como se proteger no Carnaval? 
Golpes durante as festividades de carnaval são muito comuns, então confira algumas dicas para se proteger e curtir o feriado em segurança:
  • Use carteiras ou porta cartões;
  • Ative as notificações do seu banco;
  • Desative transações por aproximação;
  • Mantenha cartões e documentos em um local seguro;
  • Não entregue seu cartão a vendedores ambulantes, manuseie você mesmo;
  • Sempre verifique o valor na maquininha.
Em caso de roubos ou furtos, a primeira medida a ser tomada é fazer um B.O. na delegacia e em seguida comunicar o banco para evitar prejuízos financeiros. 
Postagem Anterior Próxima Postagem