Jornal O Movimento

Governo de São Paulo confirma 36 óbitos e 40 desaparecidos no litoral norte após temporal

Defesa Civil ajuda moradores de São Sebastião em meio às enchentes na cidade. Crédito: Prefeitura de São Sebastião/Divulgação

O temporal que atingiu o litoral norte e a Baixada Santista neste domingo (19) causou a morte de 36 pessoas – sendo 35 em São Sebastião e uma em Ubatuba – e 40 desaparecidos, segundo o governo do estado de São Paulo. As tempestades também deixaram um saldo de 228 pessoas desalojadas, 338 desabrigadas e provocaram alagamentos, desmoronamentos e
interdições nas estradas.

Em comunicado divulgado na noite deste domingo (19), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou que decretou estado de calamidade pública para as cidades de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, que foram impactadas pelas fortes chuvas que atingiram a região.

O chefe do Executivo também anunciou a liberação de R$ 7 milhões para a Defesa Civil agir imediatamente em ações de auxílio às vítimas.

São Sebastião teve alagamentos com as fortes chuvas. Crédito: Instagram/Reprodução

Mais de 130 equipes, com o apoio de 23 viaturas e sete aeronaves, foram deslocadas para as ações de resgate, que estão concentradas na região da Barra do Sahy e Camburi, em São Sebastião. Outros 80 policiais reforçarão as atividades a partir dessa segunda-feira (20). A atuação é de forma suplementar às ações da Defesa Civil Municipal.

A tragédia provocada pelas chuvas na região causou o cancelamento das festas de Carnaval em ao menos três cidade e a decretação de estados de emergência ou calamidade pública, como no caso de São Sebastião.

Dados dos Bombeiros, o litoral norte do estado chegou a registrar aproximadamente 600 mm de acumulado na pluviometria nesta madrugada.

Deslizamento da estrada Mogi das Cruzes Bertioga, km 82, neste domingo (19). Crédito: Jonny Ueda/Futura Press/Estadão Conteúdo

"Às 09h da manhã o Corpo de Bombeiros registrava um número recorde de solicitações vindo dos quatro municípios que compõe a região do Litoral Norte, a cidade de Ilhabela registrava 12 solicitações de atendimento, Ubatuba 66 solicitações, Caraguatatuba 101 solicitações e São Sebastião a mais atingida, que decretou estado de calamidade pública, 481 solicitações", afirma a corporação em nota.

Governador Tarcísio de Freitas solicitou apoio ao Exército Brasileiro para ações de atendimento às vítimas das chuvas no Litoral Norte. Crédito: Governo do Estado de São Paulo

Em visita às áreas atingidas na tarde deste domingo (19), o governado Tarcísio de Freitas afirmou que o Exército auxiliará nas buscas pelas vítimas na região.

Chuvas no litoral Norte de São Paulo provocaram deslizamento de encostas. Crédito: Defesa Civil de Ubatuba

(Com informações de Franciso Lima Neto, Clayton Castelani, Cláudio Oliveira e Alinze Mazzo / Folhapress e GloboNews)
Postagem Anterior Próxima Postagem