Jornal O Movimento

Lula é empossado presidente do Brasil pela terceira vez

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e a segunda-dama Lu Alckmin durante desfile em carro aberto antes da posse no Congresso Nacional, em Brasília, neste domingo. Crédito: Alexandre Brum/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Lula tem 77 anos e é o primeiro ex-presidente a voltar ao cargo. Ele já governou por dois mandatos, entre 2003 e 2010. Luiz Inácio Lula da Silva foi empossado no Congresso Nacional na tarde deste domingo (1º) e assumiu o terceiro mandato como presidente do Brasil. Seu vice, Geraldo Alckmin, também assinou a posse.

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, conduziu a cerimônia formal. No entanto, ao abrir o evento, o político quebrou o protocolo e pediu uma homenagem sob aplausos e um minuto de silêncio para Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e para o papa emérito Bento XVI, ambos falecidos nos últimos dias.
Mesa da cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República. Crédito: Reprodução/CNN


Faixa presidencial
Após sessão solene no Congresso Nacional, presidida pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Lula se deslocou com o Rolls-Royce presidencial até o Palácio do Planalto para receber a faixa.  cargo. No entanto, tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto o ex-vice Hamilton

Tradicionalmente, a entrega da faixa era feita pelo presidente que estava deixando o cargo. No entanto, tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto o ex-vice Hamilton Mourão se recusaram a participar da cerimônia.

Desta maneira, a equipe do petista optou por escolher um grupo de pessoas da sociedade civil para passar a faixa a Lula.
Lula recebe a faixa presidencial de representantes da sociedade civil. Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O grupo foi composto por uma criança negra, um representante de pessoas com deficiência, uma catadora de lixo, o cacique Raoni Metuktire, um metalúrgico do ABC, um professor de língua portuguesa, um cozinheiro e um artesão.

Após receber a faixa, Lula se dirigiu ao Parlatório do Planalto, onde faz um discurso à nação. Em sua mensagem, o presidente afirmou que vai “governar para 215 milhões de brasileiros”, e não somente para quem votou nele. Disse também que fará uma gestão “sem olhar pelo retrovisor”.

Durante o discurso, Lula esteve acompanhado da primeira dama, Rosângela da Silva, a Janja, do vice-presidente Geraldo Alckmin e da mulher dele, Lu Alckmin.

Postagem Anterior Próxima Postagem