Jornal O Movimento

Panetone encolhe de tamanho e aumenta de preço neste Natal; entenda o que está ocorrendo

Bolo de Natal típico italiano chamado "panettone " — © Stock imagem, fotos sem royalties

Com as festas de fim de ano se aproximando, diversos produtos tradicionais do período começam a aparecer nos supermercados.
 
Um dos mais tradicionais é o panetone. Contudo, para este ano, os consumidores do alimento podem se assustar ao se deparar com versões menores, vendidas por preços maiores.
 
Os varejistas e fabricantes apontam que os preços estão, em média, 20% maiores em comparação a 2021. Segundo os produtores, o aumento do custo das embalagens e insumos, como farinha de trigo, manteiga, chocolate e uva passa, são os responsáveis pela alta do preço acima da inflação, de 8,7% no acumulado dos últimos 12 meses até agosto, de acordo com o IPCA.

Para explicar a subida dos preços e a diminuição das embalagens, o diretor da empresa Village, João Diogo, aponta para a pressão do valor dos insumos e embalagens: “Só a uva passa aumentou mais de 50%, em dólar”.

“O preço do papel cartão cresceu 25%, o do papel ondulado, mais de 30%, o chocolate aumentou 25%, e a gordura e a manteiga, 40%”, diz o executivo.

® Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução total ou parcial não autorizada.
Postagem Anterior Próxima Postagem