Jornal O Movimento

Jaguatirica é encontrada morta com sinais de atropelamento em Santa Rita do Passa Quatro

O animal, que apresentava sinais de atropelamento. Fotos: Arquivo pessoal / Mel Martarello

Uma jaguatirica foi encontrada morta nesta manhã de terça-feira (15), na rodovia Zequinha de Abreu, em Santa Rita do Passa Quatro (SP). O animal foi visto por funcionários de um Auto Posto de Combustíveis.

+ Veja mais noticias no jornal O Movimento

A suspeita é que o acidente tenha acontecido enquanto o animal tentava atravessar a rodovia.  

As imagens feitas do felino, por Mel Martarello, conta que essa não foi a primeira  que um felino silvestre foi encontrado na região. Há registro de atropelamentos de outro animais, no local.

Jaguatirica

A jaguatirica, também conhecida como gato do mato, é um animal da família dos felinos, considerado o terceiro maior entre eles, ficando atrás apenas da onça pintada e do puma.  O nome “jaguatirica” tem origem na língua tupi-guarani. Ela é composta pela junção das palavras: îagûara ("onça") e tyryka ("recuo, afastamento, fuga"), formando o significado: "onça que se afasta".

Por outro lado, o nome científico do animal é “Leopardus pardalis”, resultante da combinação de duas palavras de origem grega: Leopardus, que traduzido significa "leopardo", e é uma composição das palavras: "leão" e "pantera", e “pardus”, que traduzido significa: pantera, e é descrita como um felino malhado e de grande porte.

Sua aparência, inclusive, se assemelha muito a de uma onça pintada, porém a jaguatirica tem um porte menor. Ela tem uma pelagem marrom brilhante, com pintas amarelas, na posição horizontal, circundadas pelo preto.

Grande parte das jaguatiricas são encontradas em países da América do Sul, como o México e Estado Unidos, e em toda a América Central. Elas habitam savanas, pantanal, caatinga, cerrado, mangues, e florestas tropicais e subtropicais. Entretanto, alguns fatores externos tem contribuído para que esse animal esteja ameaçado de extinção, como a caça ilegal, a falta de alimentos e o desmatamento.

Todo o conteúdo do jornal digital O Movimento é protegido pela legislação de propriedade intelectual e só poderá ser reproduzido mediante autorização expressa. 

Se tiver interesse em utilizar textos, vídeos ou fotos  publicados no jornal O Movimento, por favor entre em contato com o departamento comercial para adquirir direitos autorais: [email protected]

Postagem Anterior Próxima Postagem