Instituto Adolfo Lutz confirma dois casos da variante inglesa do coronavírus no estado de SP

(Amanda Perobelli/Reuters)

Os resultados da análise de amostras realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz, foram confirmadas  a presença de uma nova variante do novo coronavírus no estado de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (4).

Uma das pessoas com resultado positivo é uma mulher de 25 anos, residente em São Paulo e que se infectou após contato com viajantes que passaram pela Europa e estiveram no Brasil. Começou a apresentar sintomas no dia 20 de dezembro, com dor de cabeça, garganta, tosse, mal estar e perda de paladar, com PCR realizado em 22 de dezembro. O outro é um homem de 34 anos e a equipe de Vigilância Epidemiológica está investigando o histórico do caso, bem como local de moradia e sintomas.

Na última quinta-feira (31), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de São Paulo foi notificado pelo laboratório de medicina diagnóstica Dasa da suspeita de dois casos de uma nova variante do vírus no estado, a mesma que teria sido detectada na Inglaterra.

Essa nova cepa, da linhagem B.1.1.7, não se mostra mais letal, mas pode ser mais transmissível. Segundo o Instituto, as análises  feitas nas amostras permitiram confirmar a presença da linhagem. 

Postagem Anterior Próxima Postagem