Governo de São Paulo corta orçamento das Santas Casas em 12%

 

 Corte de orçamento será de 12%. FUTURA PRESS/FOLHAPRESS

A secretaria estadual de Saúde de São Paulo cortou em 12% o orçamento das Santas Casas, exceto em caso de ações de combate à covid-19, de acordo com decreto publicado na terça-feira (5) no Diário Oficial do Estado de São Paulo. O texto entra em vigor em 40 dias e vale para o pagamento do mês de março de 2021.

A medida ainda abrange unidades pertencentes à administração direta, entidades filantrópicas sem fins lucrativos, prefeituras municipais, autarquias, instituições universitárias, fundações e consórcios intermunicipais, A determinação impacta diretamente em hospitais filantrópicos, universitários e nas Santas Casas do estado.

As justificativas da pasta foram a manutenção de despesas para o combate à Pandemia do novo Coronavírus e a necessidade de manter austeridade para o controle de gastos para o equilíbrio das contas públicas.

Santas Casas irão à Justiça contra corte.

A Fehosp (Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Beneficentes do Estado de São Paulo) afirmou nesta quinta-feira (7) que vai recorrer à Justiça contra o decreto estadual que estabelece um corte de 12% no orçamento de unidades de saúde estaduais. O texto foi publicado na terça-feira (5) no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

"Em meio à maior crise de saúde mundial, as 180 entidades que realizam a maior parte do atendimento no Estado terão corte de R$ 80 milhões no ano", afirma em nota o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

Postagem Anterior Próxima Postagem