Agricultores de SP convocam ‘tratoraço’ para quinta-feira contra aumento do ICMS

 

Em apenas três dias de organização a adesão se alastrou num movimento impressionante, organizado por lideranças do interior paulista. Foto: Reprodução

Produtores rurais e entidades paulistas do setor marcaram um “tratoraço” na próxima quinta-feira (7), para protestar contra elevações do ICMS  pelo Governo do Estado de São Paulo,  sobre diversos itens e insumos, que devem onerar os custos de produção e potencialmente elevar os preços dos alimentos, combustíveis e até da energia elétrica.

Carreatas de tratores deverão sair simultâneamente de várias cidades paulistas, às 7h, com o objetivo de conseguir o apoio da sociedade civil contra a alta do tributo. Segundo os organizadores, a mobilização dos produtores que vai desencadear no protesto começou por meio de grupos de WhatsApp em meados de novembro.

Decretos autorizados pela lei 17.293, promulgada em 15 de outubro de 2020, permitem a cobrança ou a elevação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que entrou em vigência no dia 1º de janeiro.

Adubos e fertilizantes, milho em grão, farelo de soja, sementes, produtos veterinários, defensivos e rações, por exemplo, passam de isentos para taxa de 4,14%. O óleo diesel e o etanol, que tinham alíquota de 12%, vão para 13,3%, segundo entidades participantes do movimento.

Postagem Anterior Próxima Postagem